18 julho 2014

MediaCenter Raspbmc

Resolvi testar a customização do Raspbian para Media Center, o chamado Raspbmc.

Existem duas distribuições para media center, uma baseada no OpenElec e outra baseada no próprio Raspbian que é o Raspbmc. Como já havia mexido com o Raspbian anteriormente, achei mais prático utilizar o Raspbmc

Baixei a imagem de http://www.raspberrypi.org/downloads/

Gravei a imagem utilizando os comandos:

Com o SDCARD inserido:
  • umount /dev/sdb1
  • dd bs=1M if=~/Downloads/raspbmc-2014-06-13.img of=/dev/sdb
  • sudo sync
Pronto, é só colocar o SDCARD no Raspberry PI e ligá-lo.

A primeira vez irá rodar o programa de configuração do Raspbian, que pode ser executado quando quiser através do comando
  • sudo raspi-config
Nele é possível configurar informações de fuso horário, tipo de teclado, ativação de SSH e principalmente expandir o espaço do SDCARD, se o seu SDCARD for maior que 4 GB.

Não realizei testes de transferência de arquivos pela rede, resolvi copiar os arquivos dentro do próprio SDCARD, uma vez que estava com um SDCARD de 16 GB.

Coloquei novamente o SDCARD no notebook, e como uso Linux (Debian) pude copiar diretamente os arquivos para o SDCARD, o caminho onde devem ser colocados os arquivos é:
  • /home/pi/.xbmc/playlist/video
Depois coloquei novamente o SDCard no Pi, e na opção de Videos, em Play List aparece os arquivos copiados. Nenhum era de alta resolução 1080p, mas mesmo assim gostei do teste realizado, apesar de ter usado uma TV de 21'' através da conexão RCA.

Tenho que fazer mais testes, mas acho que é um ótima opção para MediaCenter.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário