18 julho 2014

Retropie

Meu filho mais velho está gostando de jogar video games, por incrível que parece gosta mais de jogar com controle do que no touch do tablet, ou no teclado do computador.

Resolvi então testar a distribuição Retropie, que é um Raspbian Customizado para executar vários emuladores de videogame.

Baixei a imagem de http://blog.petrockblock.com/download/retropie-project-image/

Gerei o SDCard como das vezes anteriores (Ver post anterior).

A primeira vez que você roda o Raspberry Pi com o Retropie ele não roda o raspi-config, ele apenas roda script para configurar os botões do controle do videogame (A,B, select, start e Setas), e não expande automaticamente o SDCARD.  Portanto, tem que sair do Retropie, com a Opção Exit, assim ele abrirá a linha de comando, e assim pode invocar o comando:

  • sudo raspi-config
E aí com utilizar a primeira opção para expandir o tamanho do SDCARD. Isso é importante, uma vez que não vi opção para executar os jogos (roms) fora do SDCARD.

Baixe umas roms no meu notebook, do site  http://www.freeroms.com/, alguns jogos do Atari (River Raid e Hero), jogos do Master System (Shinobi), MegaDrive (Sonic) e PSOne (Crash Bandid Coot).

Inseri novamente o SDCARD no meu notebook para copiar os arquivos, uma vez que estou usando Linux (Debian) posso fazer isso, se estiver usando outro OS (Microsoft ou Mac) é capaz de não conseguir enxergar a partição expandida pois utiliza o Sistema de Arquivos ext4.

Copiei as roms para o diretório /Retropie/roms, e coloquei novamente o SDCARD no Raspberry Pi para ver funcionar.

Para minha surpresa só aparecia a opção IBM (Dos) e dois jogos para PC, que já vem com a imagem do Retropie.

Pesquisando, descobri que tem que executar um script para que ele instale os emuladores. Utilizei o comando abaixo:
  • cd Retropi-setup
  • sudo ./retropie-setup 
Ele executa  um programa, e pergunta se deseja instalar os emuladores da própria imagem, ou se deseja instalar da internet (mais atualizado). Como estava sem Internet no momento, instalei direto da imagem, porém o recomendado é fazer pela Internet, se possível como indicado aqui: https://github.com/petrockblog/RetroPie-Setup

Após a instalação, que demora aproximadamente uns 5 minutos, ele gera dentro do diretório /home/pi/Retropie/roms um subdiretório para cada emulador, onde deve ser copiados os jogos.

Coloquei novamente o SDCard no notebook, e copie os jogos em seus respectivos diretórios. SDCard novamente no Raspberry Pi, e agora outras opções apareceram no Menu, onde pude rodar os jogos sem problemas, com exceção do Crash Bandit Coot (no emulador do PSOne), que ficou extremamente lento.

Os dois videos abaixo foram de grande valia.



MediaCenter Raspbmc

Resolvi testar a customização do Raspbian para Media Center, o chamado Raspbmc.

Existem duas distribuições para media center, uma baseada no OpenElec e outra baseada no próprio Raspbian que é o Raspbmc. Como já havia mexido com o Raspbian anteriormente, achei mais prático utilizar o Raspbmc

Baixei a imagem de http://www.raspberrypi.org/downloads/

Gravei a imagem utilizando os comandos:

Com o SDCARD inserido:
  • umount /dev/sdb1
  • dd bs=1M if=~/Downloads/raspbmc-2014-06-13.img of=/dev/sdb
  • sudo sync
Pronto, é só colocar o SDCARD no Raspberry PI e ligá-lo.

A primeira vez irá rodar o programa de configuração do Raspbian, que pode ser executado quando quiser através do comando
  • sudo raspi-config
Nele é possível configurar informações de fuso horário, tipo de teclado, ativação de SSH e principalmente expandir o espaço do SDCARD, se o seu SDCARD for maior que 4 GB.

Não realizei testes de transferência de arquivos pela rede, resolvi copiar os arquivos dentro do próprio SDCARD, uma vez que estava com um SDCARD de 16 GB.

Coloquei novamente o SDCARD no notebook, e como uso Linux (Debian) pude copiar diretamente os arquivos para o SDCARD, o caminho onde devem ser colocados os arquivos é:
  • /home/pi/.xbmc/playlist/video
Depois coloquei novamente o SDCard no Pi, e na opção de Videos, em Play List aparece os arquivos copiados. Nenhum era de alta resolução 1080p, mas mesmo assim gostei do teste realizado, apesar de ter usado uma TV de 21'' através da conexão RCA.

Tenho que fazer mais testes, mas acho que é um ótima opção para MediaCenter.